sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Quero vender quentinhas em casa! Como devo fazer?Por onde devo começar?

Você pode optar por dois tipos de serviços:
- Quentinhas tipo "prato pronto" ou
- Quentinhas "executivo"
Quentinhas tipo "prato pronto" são as mais populares. São aqueles em que os alimentos são colocados todos na mesma embalagem, tipo as que são servidas em presídios, delegacias, hospitais e obras. Este tipo de embalagem é o preferido pelos fornecedores que gostam de trabalhar no atacado. 
Com um pouco de organização e registro de firma você poderá até participar de concorrências.
Já as quentinhas do tipo "executivo" apresentam separação dos alimentos, podendo ser acrescidas de sobremesas, feijão ou sopas. Geralmente são entregues acompanhadas de talher descartável. 
Esse tipo de embalagem permite a você sofisticar um pouco mais nos pratos, e cobrar um pouco mais caro. São uma excelente opção para quem quer se iniciar na cozinha como um passo para abrir um negócio futuro.
A montagem de um cardápio de quentinhas "prontas" é simples e direto, e não deve exceder a um número de 3 pratos ou combinações para pedido por dia, com as comidas girando em torno do tripé carne/frango/peixe. Tenha em mente que os pratos terão que ser populares e a que a concorência nesse segmento é grande.
No cardápio "executivo" você poderá se estender um pouco mais, não só na quantidade como na qualidade da montagem dos pratos, podendo acrescentar pratos que contenham cremes, ou até mesmo massas. O grande diferencial nesse segmento são as sobremesas. Outra característica do serviço "executivo" é que os pratos poderão ser feitos e montados na embalagem, e depois congelados, segmento que também é uma opção nesse tipo de serviço.
Comece fazendo publicidade em pequenos "flyers" pelas residências e comércio do seu bairro. Depois passe para os classificados de jornais de bairro, ou para a internet, o que será uma boa opção para pedidos "on-line".
Um truque das quentinhas "prontas" é contratar um "vendedor" que saia pegando os pedidos antes da hora do almoço. Onde funciona quando você tem pontos comerciais com muitos funcionários por perto. Você também pode sair com seu veículo (caso o tenha) levando num isopor as opções do dia já pronta, e parar em algum ponto de grande movimento, como estacionamento de táxis ou barracas de camelo. Neste caso a briga é bem maior pela conquista da clientela, e o fator decisivo é o preço baixo. 
Para finalizar, no caso das quentinhas "prontas" existe no comércio um tipo de "container" de isopor para você acondicionar e levar várias delas. Também já existem opções às embalagens metalizadas feitas de isopor, tanto para as quentinhas que chamo de "prontas" quanto para as do tipo "executivo".
Sucesso e boa sorte!